Mensageiro de Jesus

Evangelizar no mundo atual

idoso na internetDevemos anunciar o Evangelho aos homens e mulheres do nosso tempo, animados pela esperança, mas ao mesmo tempo torturados muitas vezes pelo medo e pela angustia. Palavras proféticas do Papa Paulo VI, em 1975, que refletem os anseios da atualidade.

Este é grande desafio: como atingir os corações hoje, quando temos milhares de possibilidades de nos comunicarmos, seja por redes sociais, internet, celulares, tablets, etc? O meio mais eficaz  de evangelização é o nosso testemunho, como diz São Francisco de Assis: “Evangelize sempre, se necessário use palavras”.

Porém o anúncio é fundamental no serviço a Jesus Cristo, independente do meio utilizado para a evangelização. “Eu digo a vocês: se eles se calarem, as pedras gritarão” (lc 19,40). O próprio Jesus utilizou tudo o que podia para atingir mais pessoas. Ele foi para Cafarnaum, uma cidade estratégica, que ficava na margem norte do Mar da Galileia, onde passava uma importante via, que interligava várias regiões. E por isso sabia que iria atingir mais pessoas com o anúncio da sua Boa Nova.

Assim como Jesus, devemos utilizar todas as ferramentas disponíveis para a evangelização. Atualmente podemos nos comunicar com qualquer parte do mundo, através da internet e de outros meios de comunicação. A globalização exige uma linguagem clara e direta e esse é o nosso desafio: apresentar a Palavra de Deus de uma forma cativante e autêntica. E, para fazer isso, temos que fazer uma experiência com a pessoa de Jesus Cristo, assim nosso anúncio será verdadeiro. E, no serviço da evangelização vale lembrar do Papa Francisco, que diz que toda a evangelização é obra de Deus: “Embora esta missão nos exija uma entrega generosa, seria um erro considerá-la como uma heroica tarefa pessoal, dado que ela é, primariamente e acima de tudo o que possamos sondar e compreender, obra de Deus. Jesus é o primeiro e o maior evangelizador. Em qualquer forma de evangelização, o primado é sempre de Deus, que quis chamar-nos para cooperar com Ele e impelir-nos com a força do seu Espírito” (EG 12).

Na realidade de hoje, evangelizar é preciso e urgente, pois as pessoas estão sedentas de Deus. E cabe a nós, apresentar Jesus Cristo, Deus que se fez carne e habitou entre nós.

Pe. Reginaldo Manzotti

Sobre o autor Visualizar todos os posts Autor website

Reinaldo

Reinaldo

O idealizador deste site quer que seus leitores recebam um precioso recado de Jesus, que os orienta sobre a melhor maneira de pensar, agir e viver.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado *