Mensageiro de Jesus

Família X Televisão

São João PauloMilitância Católica de Integração Leiga

“Nos últimos decênios a televisão revolucionou as comunicações, influenciando profundamente a vida familiar… A televisão é uma fonte primária de notícias, de informações e de distração para inumeráveis famílias, a ponto de modelar as  suas atitudes e as suas opiniões, os seus valores e os protóticos de comportamento. A televisão pode enriquecer a vida familiar. Pode unir entre si, mais estreitamente, os membros da família, e promover a sua solidariedade para com outras famílias e para com a mais vasta comunidade humana; pode fazer crescer neles não só a cultura geral, mas também a religiosa, permitindo que escutem a Palavra de Deus, reforcem a própria identidade religiosa e nutram a própria vida moral e espiritual.

A televisão pode, também, prejudicar a vida familiar, difundindo valores e modelos de comportamento falseados ou degradantes, divulgando pornografia e imagens de violência brutal; inculcando o relativismo moral e o ceticismo religioso; espalhando notícias distorcidas ou informações manipuladas sobre fatos e problemas da atualidade; transmitindo publicidade exploratória ligada aos mais baixos instintos; exaltando falsas visões da vida que impedem a atuação do respeito mútuo, da justiça e da paz”. (São João Paulo II)

É necessário que os pais mostrem a seus filhos que, muitas vezes, são contraditórios os valores que a TV nos apresenta, se comparados com os valores vividos em nossas casas, em nossas famílias.

Na família forma-se a conciência, educa-se a inteligência e a vontade, exercitadas no amor, carinho, segurança, proteção, confiança, respeito, oportunidades, formação de bons hábitos, convivência, coerência.

A televisão, por sua vez, apesar de ser um importante meio de comunicação, de formação e de distração, está sendo, hoje, um obstáculo ao convívio familiar. Cabe aos pais, evitar que seus filhos vejam programas de má qualidade, programas que sejam nocivos à formação deles.

“Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos”. (Filipenses 4, 8) 

 

Sobre o autor Visualizar todos os posts Autor website

Reinaldo

Reinaldo

O idealizador deste site quer que seus leitores recebam um precioso recado de Jesus, que os orienta sobre a melhor maneira de pensar, agir e viver.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado *