Mensageiro de Jesus

“Não resistais ao mal”

Jesus

Tendes ouvido o que foi dito: Olho por olho, dente por dente. Eu, porém, vos digo: não resistais ao mal”. (Mt 5, 38-42)

Este ensinamento de Jesus tem como tema a vingança, que tem como base a chamada lei do talião. (Lv 24, 19-20)

Na sua origem essa lei teve um profundo sentido humanitário, pois nasceu para limitar a vingança indiscriminada, que era comum entre os povos orientais (Gn 4, 23-24). Essa lei era interpretada literalmente na época de Jesus pela maioria dos judeus, no entanto Jesus propõe ir ao âmago dessa questão e descobrir nela a vontade divina de romper com a expiral da violência, que é gerada ao responder com a mesma moeda.

Jesus amplia a compreensão de quem é o próximo e o significado de amá-lo como a si mesmo. É preciso opor-se totalmente ao espírito de vingança, mesmo quando se trata de alguém que nos faz o mal.

A maior justiça deve ser fundada na humildade e na mansidão, que desmontam a violência institucionalizada. A comunidade cristã não pode compactuar com a injustiça.

A maior justiça proposta por Jesus exige de nós cristãos a superação do egocentrismo e do egoísmo de grupos e classes. Só é possível atingir tal objetivo se tivermos um relacionamento positivo com a pessoa do outro, por meio de atos concretos.

Sobre o autor Visualizar todos os posts Autor website

Reinaldo

Reinaldo

O idealizador deste site quer que seus leitores recebam um precioso recado de Jesus, que os orienta sobre a melhor maneira de pensar, agir e viver.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado *