Mensageiro de Jesus

Olhar para a frente

 

Mao-coraçãoNaquele tempo, enquanto Jesus e seus discípulos caminhavam alguém na estrada disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”. Jesus lhes respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos: mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. Jesus disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Deixa-me primeiro ir enterrar o meu pai”. Jesus respondeu: “Deixa os mortos enterrarem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”. Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”.  (Lc 9, 57-62)

O seguimento de Jesus é exigente. Quem faz a opção para se colocar no discipulado, abraça uma vida de despojamento, abrindo mão das falsas seguranças, para ser Deus o seu tudo. Esse seguimento tem suas exigências nos diferentes tempos e lugares, pois cada um possui uma realidade quando nos deparamos com o chamado do Mestre. O importante em todos os tempos e lugares é o compromisso e o desapego.

Seguir Jesus, passar para a outra margem, é uma mudança radical de vida: mudar seu jeito de pensar, quebrar orgulho, preconceitos, abandonar comportamentos viciosos, sentimentos de vingança e ódio, círculos de relacionamentos que nada promovem a não ser o vazio da alma. São esses os demônios que nos afastam de Deus, que vão contra o Seu projeto. Seguir Jesus tem desafios enormes, as coisas ficam muito mais difíceis. Temos de acolher o perdão, viver o Evangelho. Quando Jesus diz: “deixa que os mortos enterrem os mortos”, não quer dizer que Ele não era insensível. É importante que entendamos que, naquela época, “enterrar os mortos” era uma expressão que tinha o significado de vingar a morte de alguém para lavar a honra, fazer justiça com as próprias mãos. Jesus estava querendo dizer: esqueça o que passou, olhe para a frente, deixe a vingança para trás e venha comigo. Não temos o direito de fazer justiça com as próprias mãos. Só o perdão e o amor podem romper o círculo vicioso do ódio. Seguir Jesus é aceitar esta proposta de perdão e de uma vida nova.

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!

Sobre o autor Visualizar todos os posts Autor website

Reinaldo

Reinaldo

O idealizador deste site quer que seus leitores recebam um precioso recado de Jesus, que os orienta sobre a melhor maneira de pensar, agir e viver.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado *