Mensageiro de Jesus

Seja líder, servindo!

primeiro lugar

 

primeiro lugarO terceiro anúncio da Paixão e Ressurreição é muito mais concreto e detalhado, e o Evangelho fica assim totalmente orientado para a Páscoa de Jesus e para sua vitória sobre a morte.

Continua o tema de quem é o maior e quem é o menor, dessa vez no plano do poder. O episódio acontece no círculo dos doze e mostra como os apóstolos entenderam mal o ensinamento do Mestre. Do fato concreto, Jesus passa para o princípio geral, válido para sua comunidade: o importante no reinado de Deus não é ocupar um lugar honroso, e sim segui-lo em seu caminho de entrega e de serviço aos mais necessitados. ( Mt 20, 17 -28 )

No texto de hoje, lemos que os dois irmãos queriam ficar ao lado do Mestre, o que significava ter poder no Reino de Deus. Eles estavam tentando assegurar uma posição de liderança sobre os outros discípulos. Quando Jesus percebeu o conflito que a atitude daquela mãe causara, deixando os outros discípulos indignados com a proposta, explicou-lhes o contraste entre os conceitos de liderança secular e a liderança que agrada a Deus. Disse que os governantes terrenos dominam as nações e as pessoas consideradas importantes exercem poder sobre elas. Mas a liderança cristã é diferente: quem quiser ser o primeiro tem que se considerar o menos importante e servir aos outros. Ela não tem a ver com o poder, mas com demonstração de amor e uma influência positiva. Jesus, o líder mais importante de todos, não veio para ser servido, mas ao contrário, deixou-nos alguns exemplos de como servir. Quando realizou milagres, como as curas e a transformação da água em vinho, Ele serviu aos necessitados com seu amor. No dia em que lavou os pés dos discípulos, fez o que um escravo fazia. Até em sua morte na cruz Ele serviu, cumprindo a vontade de Deus para libertar-nos da escravidão à nossa tendência para o mal. Ele nos deu uma grande lição de humildade!

No Reino de Deus, há uma inversão da ordem terrena. O menor é o que recebe mais de Deus. Jesus fala claramente. Nós temos que ser diferentes. Seremos grandes pela capacidade de servir. Servir é colocar-se à disposição daquele que está ao meu lado. Servir é descer até onde se encontra o que está caído para levantá-lo. Servir é estender a mão sem perguntar quem está na minha frente e simplesmente servir. Servir é fazer sem pensar no que vamos ganhar com isso. Senão não é serviço, e sim venda de mão de obra. O serviço acontece por amor. O que motiva o nosso servir é amor, ou nada disso tem sentido.

Vamos abrir bem os olhos e enxergar aquele que está tão próximo de nós, precisando talvez só do nosso olhar. Vamos olhar para aquele que até então não víamos e vamos servi-lo com amor. Sejamos sempre humildes. Assim seremos grandes. No Reino de Deus, líder é quem serve.    

Sobre o autor Ver todas as postagens Site do autor

Reinaldo

Reinaldo

O idealizador deste site quer que seus leitores recebam um precioso recado de Jesus, que os orienta sobre a melhor maneira de pensar, agir e viver.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados como *